Não Pertube! Bloqueio de Ligações de Telemarketing

É muito inconveniente receber aquela chamada de Telemarketing oferecendo algum produto que você não tem interesse. Algumas empresas chegam a ligar insistentemente para vender algo ou fazer como que você assine alguma revista, tv por assinatura, sócio de algum clube, linha telefônica, entre outros. É muito desagradável para o consumidor ser incomodado o tempo todo por essas empresas. Se você está cansado disso saiba que o Procon criou o Não Pertube com a colocação da sua linha nesse cadastro você não poderá mais receber ligações de telemarketing oferece produtos ou serviços, a quem seja contra a esse cadastro, tanto é que ele não foi aprovado em todos os estados, no Rio de Janeiro por exemplo a lei não foi sancionada e não existe nem previsão para que isso ocorra, isso porque esse bloqueio envolve uma grande discussão, principalmente em relação as empresas que só trabalham com o telemarketing.

Como bloquear
Para bloquear é bem simples e fácil é só preencher o cadastro criado pelo Procon da sua região, caso o serviço esteja disponível é só você preencher e solicitar que não seja mais incomodado com esse tipo de ligação. Após 30 dias você não deverá receber mais nenhum tipo de ligação dessas empresas, pois antes de ligar elas terão que consultar se o número possui algum bloqueio de ligação de telemarketing, caso possua não poderá entrar em contato com o consumidor, conforme determina a lei. Confira abaixo os links para cadastro do Não Pertube e Bloqueio de Ligações de Telemarketing dos estados que já adotam esse serviço. O Cadastro pode ser feito no Procon do seu Estado.



Por enquanto o serviço é feito pelos estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Alagoas, Espírito Santo e Paraná. Em breve outros estados devem sancionar a Lei do Não Pertube.

A Polêmica
Em muitos estados como o Rio de Janeiro por exemplo, o bloqueio de ligações de telemarketing não foi aprovado pois o setor emprega mais de 1 milhão de pessoas em todo o país, milhares de empregos deixarão de existir, por isso em alguns estados ainda não é possível fazer esse tipo de bloqueio de ligação.

Acreditamos que o Não Pertube - Bloqueio de Telemarketing  seja muito importante, pois como eu milhares de consumidores são frequentemente incomodados com ligações indesejadas em vários horários diferentes do dia. Sou a favor desse bloqueio, pois para algumas empresas incomodar o consumidor para vender ou assinar algo é algo muito comum, eu já fiz o cadastro do meu número e não fui mais incomodado pelo telemarketing, principalmente da Abril ou de outra editora que ligava com frequência oferecendo assinatura de jornais e revistas.


11 comentários:

  1. Obrigada, eu fiz o bloqueio de telemarketing, espero nunca mais receber ligações oferecendo as coisas, é muito chato, quase todo dia me ligam oferecendo cartão, tv, revista, jornal, assinatura de um monte de coisa. Espero que pare depois disso, afinal muita coisa no brasil não funciona como deveria.

    ResponderExcluir
  2. Muito triste o estado do Rio de Janeiro já ter recusado por duas vezes a implantação do bloqueio de telemarketing, isso é culpa do sindicato que enche a mão dos políticos para não aprovar uma lei em prol da população. Lamentável! Enquanto isso, meus números que é de São Paulo estão todos bloqueados para telemarketing, gostaria de poder bloquear também o meu número do Rio, recebo ligações inconvenientes com frequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou de total acordo com vc...

      Excluir
    2. Estou passando pela mesma situação e estou revoltada com isso. Sou do RJ e aqui, por causa de político que só visa o próprio bem-estar (o bolso), somos obrigados a aturar a violação da nossa privacidade.

      Excluir
  3. Estou com sérios problemas de saúde em casa com serviço de enfermagem e balão de oxigênio e apesar de já ter comunicado por e-mail a operadora do telefone fixo, continuo recebendo ligações de telemarketing. Será que ninguém pode resolver isto de forma a não encher o saco de quem já tem problemas demais para resolver?

    ResponderExcluir
  4. Estas ligações de telemarketing deveriam ser proibidas pois se configuram como invasão de privacidade. Fiz uma reclamação na Ouvidoria da Anatel e ficou por isto mesmo.Não temos instituições que funcionem a favor da população e sim contra. Se por acaso isto não cessar entrarei com uma representação no PROCOM.

    ResponderExcluir
  5. É uma deslavada mentira dizer que se a proibição do telemarketing for aprovado no Rio de Janeiro, milhares de empregos deixarão de existir. Digo mentira, pois só seria possível afirmar isto se soubéssemos a quantidade de locais e o número de telefones ligados, de todas as telefônicas do Rio de Janeiro. Não acredito que milhares de empregos deixariam de existir. Temos uma governante atualmente que, mesmo sem desligar o telemarketing deixou 10 milhões de desempregados no país. Vamos deixar de mentiras. A empresa OI é a campeã de ligações para minha casa. Estou pensando seriamente em trocar minha portabilidade numérica para outra empresa, que ao menos possa ter a sensibilidade de não prejudicar pessoas seriamente doentes,em casa, como é o meu caso, telefonando sem parar, inclusive as 20.45 minutos dos dias úteis. BRASIL, país de tolos.

    ResponderExcluir
  6. Um absurdo o Rio de Janeiro não ter o bloqueio de telemarketing.

    ResponderExcluir
  7. Tinha que ser o Rio de Janeiro;aqui tem calor jan a maio e set a dezembro e só funciona melhor um pouquinho quando tem evento.Baixou de 25 graus a temperatura o carioca de uma forma geral desanima,esperando que o pessoal fique mais animado quando o calor "chegar".Como diz o prefeito ,quem não está satisfeito pode ir embora,mas nem sempre podemos fazer o que queremos.Esse telemarketing é um absurdo.Só consegui sossego com a instalação de um bloqueador importado específico para telefones fixos,mas mesmo assim tenho que ficar bloqueando a primeira vez e todos sabem que eles têm um verdadeiro arsenal de números no software;são pernilongos de verão;vc mata um, vêm milhares pro enterro.

    ResponderExcluir
  8. Não suporto mais receber ligações de pessoas que se indentificam como sendo do BMG, oferecendo um benefício, eu digo que não tenho interesse , porém ficam pedindo para confirmar dados e qd vc não confirma, eles insinuam que VC vai se arrepender, pois vc pode ter problema com seu benefício.

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"