Inscrição SISU e PROUNI 2013 - Como fazer

A Inscrição para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) já começou hoje dia 07/01/2013 se você fez o Enem em 2012 pode se inscrever no SISU 2013 a inscrição segue um cronograma de Notas de Corte, durante todo o período o candidato poderá alterar os Cursos ou Faculdades que escolheu, a alteração poderá ser feita a qualquer momento, de acordo com a sua classificação na Nota de Corte poderá realizar a alteração do curso para aumentar as suas chances de conseguir cursar uma Faculdade Federal e Pública sem custo algum. Quem passa no SISU pode cursar o ensino superior gratuitamente, para muitos é a única oportunidade para fazer uma Faculdade, pois nem todo mundo tem dinheiro para pagar uma faculdade particular, ainda mais quando ela é integral.

Qual a diferença do SISU e do PROUNI?

O SISU (Sistema Unificado de Seleção) através dele é possível concorrer a uma vaga em uma Faculdade Federal ou Pública. A maioria das faculdades Federais e Públicas selecionam os alunos através do SISU que substitui o vestibular nessas faculdades.Atenção: O SISU não oferece vaga para Faculdades Particulares, para tal o candidato deverá fazer o Prouni, consulte abaixo e perceba a diferença.

Já o ProUni (Programa Universidade para Todos) ele oferece vagas em instituições particulares e o candidato deverá usar a Nota do Enem de um dos três anos válidos e também ter alcançado a Nota Mínima que esse ano pulou de 400 para 450 pontos. O Prouni dá bolsas de estudos de até 100% de acordo com a nota e a renda familiar.

Como se inscrever no SISU?

As inscrições para o SISU já estão abertas ( de 7 de Janeiro de 2013 e vão até 11 de Janeiro de 2013 ). Faça a sua inscrição abaixo confira o cronograma do SISU 2013.

Cronograma do SISU 2013

07 de Janeiro de 2013
Abertura do período de inscrição
08 de Janeiro de 2013
1ª nota de corte a partir das 2hrs
09 de Janeiro de 2013
2ª nota de corte a partir das 2hrs
10 de Janeiro de 2013
3ª nota de corte a partir das 2hrs
11 de Janeiro de 2013
4ª nota de corte a partir das 2hrs
11 de Janeiro de 2013
Inscrições Encerradas depois das 23:59
14 de Janeiro
Resultado da 1ª Chamada
18/01 á 22/01
Matrícula da 1ª Chamada
28/01
Resultado da 2ª Chamada
28/01 á 08/02
Inscrição Lista de Espera
01/02 á 05/02
Matricula da 2ª Chamada
á partir de 18/02
Convocação dos Candidatos em lista de espera pelas Instituições de Ensino


Qual a nota mínima para passar no SISU?
Não tem, isso dependerá do Corte de Notas que acontecerá durante o período em que as inscrições estiverem abertas. Isso varia de acordo com o curso escolhido e a concorrência do mesmo. A média necessária dependerá da nota dos candidatos que estão disputando aquele curso, se você ver que está em desvantagem poderá mudar de curso ou de faculdade para ver se consegue uma pontuação melhor em outra.
Apenas como exemplo: Faculdades de Engenharia, Administração, etc tendem a serem bastante concorridas em algumas regiões. Consequentemente com mais inscritos a probabilidade é que a nota mínima para alcançar um bom corte de nota seja maior. Sendo assim é mais difícil. Mas não vá desanimando pois você escolheu dois cursos e tem o poder de fazer a alteração quantas vezes quiser durante o período de inscrição para aumentar a sua chances, por isso é importante acessar constantemente o sistema do SISU para ver como está a sua classificação nos cursos pretendidos.

Como se inscrever no PROUNI 2013?
A inscrição para o PROUNI 2013 será aberta no mês de janeiro, até a presente data (07/01/2013) as inscrições do PROUNI não foram abertas. No ano passado as inscrições do Prouni ocorreram logo após a finalização do SISU, nos dias 14/01/2012 á 19/01/2012, então espera-se que o PROUNI 2013 deva acontecer logo após a finalização do SISU que vai até o dia 11 de Janeiro, será divulgado na mídia e também neste Blog.

E se eu passar no SISU e no PROUNI, posso fazer os dois?

Não. O Candidato que for aprovado no SISU e também no PROUNI deverá optar por um dos dois. Ou faz a faculdade pública ou então usa o Prouni, ai vai da escolha e preferencia de cada um.

Não perca os prazos, faça a sua inscrição no SISU e também no PROUNI pode ser a sua chance de cursar uma faculdade sem pagar nada. E se você não passar no SISU que é faculdade pública, tente no PROUNI. Boa Sorte!


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"