Como fazer o Cadastro Único - CADÚNICO

O Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, (CadÚnico) é muito importante para todas as famílias de Baixa Renda e que queiram contar com os programas habitacionais do Governo Federal, Estadual ou Municipal que exigem tal cadastro. Para quem está interessado em receber o Bolsa Família ou então conseguir algum imóvel (casa ou apartamento) de programas habitacionais, é necessário tal inscrição. Quem tem o cadastro também fica isento da taxa de inscrição para alguns Concursos Públicos. Ter o Cadastro Único também proporciona uma série de benefícios aos cidadãos de baixa renda, como por exemplo: Tarifa Social de Energia Elétrica (Conta mais barata), pode adquirir um Telefone Popular (AICE), entre vários outros benefícios existentes e os novos que acabam sendo criados pelo Governo. Se você é baixa renda e deseja contar com o auxílio e programas sociais do Governo Federal veja como fazer o seu CadÚnico - Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.

Quem pode fazer o Cadastro Único


  • Famílias com renda mensal de até três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa (Renda Per-Capita).
  • Famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que necessitam de inscrição em Programas Sociais ou Habitacionais que exigem tal inscrição.
  • Quem deseja participar de algum programa Habitacional, como por exemplo Minha Casa Minha Vida, receber o Bolsa Família, entre vários outros.

Documentos necessários para fazer o CADÚNICO:


  • CPF do responsável pela família
  • RG ou Certidão de Nascimento de todos os integrantes da família, inclusive crianças.
  • Comprovante de Renda dos que trabalham.
  • Comprovante de Endereço

Como se inscrever no Cadastro Único:

Os interessados deverão procurar o órgão do seu Município responsável pela inscrição no CadÚnico e também no Bolsa Família, entre outros. Com toda a documentação. Para consultar a lista de locais que fazem esse tipo de inscrição acesse aqui e confira os endereços.

Se preferir você pode também entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pelo 0800.707.2003.

É importante ressaltar que o Cadastro Único precisa ser atualizado a cada dois anos para continuar ativo. O NIS (Número de Inscrição Social) é muito utilizado para a inscrição em programa habitacionais, sociais e de combate a fome. Na maioria dos municípios o cadastro é realizado pelo CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) ou na Secretária de Cidadania e Assistência Social. Verifique no site do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) os locais que realizam o cadastramento ou ligue no telefone informado nessa página.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"