Como tirar o Título de Eleitor pela Internet

No Brasil o voto é obrigatório para todo o brasileiro com idade entre 18 e 65 anos, e facultativo para quem tem menos de 18 anos e para os maiores de 70 anos. O voto de cada brasileiro tem um papel decisivo e importante na política de nosso país, é um direito conquistado que todo o cidadão pode exercer a sua democracia ajudando na escolha de candidatos que irão cuidado de políticas públicas e também para pleitear decisões importantes em nosso país. Se você tem mais de 16 anos e ainda não fez o seu título eleitoral hoje vamos falar sobre como tirar a primeira via do documento (Alistamento Eleitoral), lembrando que o requerimento do título eleitoral pode ser realizado pela internet, porém a retirada do documento deverá ser feita pessoalmente no Cartório Eleitoral mais próximo que será informado pelo site do TSE no momento do requerimento do Título Eleitoral.

Como tirar o Título de Eleitor


O primeiro passo é acessar a página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), lá tem o Requerimento para o Título Eleitoral na internet.

  • Nome menu principal do site no topo, clique em “Eleitor
  • Em seguida selecione “Pré-Atendimento Eleitoral
  • Depois clique em “Iniciar Requerimento

Lá você deverá preecher o formulário online de solicitação do título de eleitor, e até a data informada no momento da solicitação deverá comparecer a o Cartório Eleitoral mais próximo de você e cujo endereço será informado ao final da solicitação.

Fazendo o requerimento pela internet do Título de Eleitor você consegue ser atendido mais rápido. Ao retirar o título lembre-se de comparecer com um documento de identificação oficial com foto e também com o comprovante de residência.

No momento da solicitação do título de eleitor pela internet você poderá também escolher a Escola ou Local de Votação que você deseja votar, recomenda-se sempre escolher o mais próximo da sua residência, no entanto a escolha fica ao seu critério.

O título de eleitor não possui foto, por isso é necessário que ao votar você leve também um documento oficial com foto para comprovar a sua identidade. Muita gente vai adianto o alistamento eleitoral e só acaba se dando conta da importância do documento quando precisa dele. Um exemplo é para conseguir um emprego por exemplo, o mesmo é necessário para que o registro na CTPS possa ser feito e anexado aos dados do RH da empresa, por isso se você ainda não tem o seu não deixe de fazer.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"