Título de Eleitor comprovante de votação - Quitação Eleitoral

O voto é obrigatório para todos os Brasileiros entre 18 á 70 anos. E opcional para quem tem 16 e 17 anos ou para quem já passou dos 70 anos. Se você é obrigado a votar e não votou, nem justificou a sua ausência, você pode estar em débito com a Justiça Eleitoral, para quem não votou em alguma eleição a multa é de R$3,50 quem não está em dia com a Justiça Eleitoral fica impedido de realizar diversos procedimentos que necessitam do título eleitoral e de sua respectiva certidão de quitação, como: Tirar documentos, RG, CPF, Conseguir um emprego registrado em carteira, receber salário de cargo público, matricular-se em escola ou instituição de ensino, tirar passaporte e muitos outros problemas.


Como consultar comprovantes das últimas eleições
Tirar aquele papel que é fornecido em cada eleição como comprovante de votação não é possível, porém você pode tirar uma Certidão de Quitação Eleitoral que tem o mesmo efeito, ela comprova que você está ou não em quitação com a Justiça Eleitoral, para tirar ela é gratuito e bem fácil pode ser retirada aqui pela internet, confira abaixo como tirar.

Comprovante de Quitação com a Justiça Eleitoral

Caso tenha algum problema com a Justiça Eleitoral, será apresentado na própria certidão, quem não regularizar a situação pode acabar tendo o Título de Eleitor Cancelado, para regularizar a situação basta comparecer a um Cartório Eleitoral com seus documentos pessoais, apresentar a justificativa pelo qual não votou nas últimas eleições, pagar a Multa referente a cada turno não votado para que seja regularizado a situação do seu título de eleitor.

A Justiça Eleitoral anualmente faz o cancelamento de milhares de títulos de eleitor por falta de votação, a maior parte deles acontece com brasileiros que vão morar fora do Brasil e não justificaram nas eleições presidenciais que é quando estão obrigados a votar ou justificar, inclusive no exterior. Para votar ou Justificar seu voto se estiver no exterior basta comparecer a Embaixada ou Consulado do Brasil no país onde se encontra. Caso continue com seu domicilio aqui no Brasil mas resida no exterior deverá justiçar a sua ausência em todas as eleições, você pode justificar seu voto em até 30 dias após as eleições.

O Título de Eleitor, assim como o CPF, RG, Carteira de Trabalho e a CNH, é mais um documento importante que o Brasileiro necessita, assim como um CPF em situação irregular um Título de Eleitor Cancelado ou Suspenso pode trazer muitas quenturas de cabeça para quem necessita do documento, e a gente só lembra de ver como está a situação quando precisa dele, já que o Título de Eleitor é utilizado poucas vezes, apenas nas eleições e para tirar alguns documentos ou fazer matrículas.


0 comentários:
Postar um comentário

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"