5 dicas para ajudar você a passar no exame prático do Detran

Créditos Img:  fuscacride.com.br
Ao completar 18 anos de idade a maioria das pessoas começa a tirar a habilitação, matriculando-se em uma auto escola e fazendo um cursinho de aulas teóricas normalmente dura uma semana e depois é hora de fazer a prova teórica, a maioria dos candidatos se dá bem nas provas teóricas e passa de primeira, eis que aprovado na prova teórica chega a tão sonhada hora de fazer as aulas práticas, tudo vai bem, você dirige legal nas aulas práticas porém na hora que chega a prova prática você é um fracasso total ou então você acha que foi reprovado injustamente. Saiba que a porcentagem de reprovação no exame prático do Detran é alta. Mas porque tanta gente reprova na prova prática? A maioria é por conta de nervosismo, chega a hora da prova muitos ficam tão nervosos que perdem o controle da prova. Vamos tentar entender porque é tão difícil passar na prova prática do Detran.

Nervosismo na hora da Prova do Detran
1. Nervosismo efeito dominó
No momento da prova repare a sua volta como a maioria da pessoas está muito nervosa, o nervosismo de um vai atingindo o outro, as pessoas ficam conversando umas com as outras seus medos, quantas vezes já reprovou, enfim parece uma sessão de terror, e se você ficar dando ouvido vai ficando cada vez mais pilhado, e cada vez mais nervoso. Então já descobrimos um ponto que prejudica muitas pessoas, o nervosismo dos outros deixa você ainda mais nervoso. Solução pra isso: Procure não dar ouvindo as pessoas, procure ficar longe das rodinhas, pois pode ter certeza que lá haverá um mais nervoso que o outro e como já apreendemos aqui o nervosismo coletivo tem efeito dominó.

2. Trazer a turma toda pra assistir a Prova do Detran
Muitas pessoas quando vão fazer a prova do Detran costumam convidar amigos, parentes, etc. Tem gente que praticamente leva a família toda, você poderá observar isso na hora da prova. O que há de mau nisso? Simples, quando você leva alguém para te assistir a intensão é que eles vejam o seu sucesso, ou seja, você aprovado na prova não é mesmo?
Mas não é bem assim não, quando você leva muita gente pra assistir a prova do Detran, automaticamente você ficará mais preocupado em passar, em se sair bem, só que a preocupação é negativa uma vez que você dificilmente vai conseguir se concentrar 100% sabendo que tem um monte de gente que você conhece pra assistir o seu sucesso ou fracasso. Muita gente vai dizer que estou errado e blábláblá, mas convenhamos mesmo que aquelas pessoas estejam ali para lhe apoiar, você irá se sentir como numa apresentação, além de todas as outras pessoas presentes para fazer a prova assistindo a sua prova você ainda trará convidados. Se for levar alguém, leve apenas as pessoas mais intimas, já vi gente convindando a turma toda da escola pra assistir a prova prática do Detran heim.

3. A fome, sede e vontade de ir no Banheiro pode fazer você reprovar
Esta aí serve para muita gente. Quando você vai fazer a prova prática do Detran normalmente ela começa muito cedo, aqui em São Paulo começa 7hrs, só que você não tem horário para sair de lá. Muita gente reprova por conta de suas necessidades fisiológicas. Imagina você chega as 07hrs da manhã e vai fazer a prova do Detran 13hrs! Isso já aconteceu comigo, na minha primeira reprova, acordei tão ansioso que nem tomei café da manhã em casa acreditando que logo estaria em casa, moral da história: Já estava nervoso, o meu nervosismo + fome me fez ficar morrendo de dor no estômago na hora da prova, então foi bomba na certa, reprovei. Então vá bem alimentado, leve uma garrafinha de água e não faça a prova com vontade de ir ao banheiro pois seu desempenho pode ser ruim. Não que você não vá ficar nervoso fazendo isso, mas se você tiver bem alimentado, sem fome, sede ou vontade de ir no banheiro ficará menos nervoso.

4. Olho Gordo
Essa ai é só pra quem é supersticioso, no dia de fazer a prova nada de ficar falando para todo mundo que você irá fazer o exame do Detran, a ciência ainda não descobriu se existe olho gordo mas até que provem o contrário é melhor evitar, evite que seus inimigos ou não tão amigos fiquem lhe agourando seu exame no Detran, rsrs

5. Vá confortavelmente, nada de Restart
No dia de fazer o exame não vá preocupa em seguir as tendências da moda, você pode ir bonitão ou bonitona, mas escolha uma roupa confortável, certa vez recebi um comentário em outro site em que um rapaz culpou a calça jeans apertada de ter prejudicado no exame. Então vá bem confortável fazer o exame, não deixe nada te apertando ou sufocado na hora de fazer o exame. Escolha uma roupa e um tênis confortável. As meninas tomem cuidado também com o conforto demais viu! Tem menina que vai com uma roupa tão curta que tem que ficar puxando na hora do exame pra não mostrar coisas demais. Vá com conforto na medida certa!

Bom essas foram algumas dicas que poderão melhorar o seu desempenho na hora da Prova, agora passar vai depender de você! Estas dicas certamente não irão garantir que você irá passar, mas podem evitar que vocês não passem. Você faz tudo direitinho na hora da prova, seu problema é o nervosismo, a maioria sofre com isso, mas não deixe que o nervosismo tome conta de você. Fala isso por experiência própria me chamo Fernanda e passei na prova do Detran na terceira tentativa, meu maior inimigo foi o medo e o nervosismo na hora da prova, se você é igual eu e nas aulas dirigia direitinho mas quando chegou a hora “H” do exame parecia até que não era você que estava lá, pode ter certeza que se você conseguir manter a calma passará, não como eu que passou na terceira tentativa, rsrs eu descobri isso tarde demais, experiência própria. Uhuu, hoje eu estou feliz, já estou até dirigindo por aí...


7 comentários:

  1. Obrigado pela dica Fernanda, conheço uma Fernanda que passou na quarta tentativa e tambem conheço uma outra garota que passou na decima vez. Estou indo la pela segunda vez. Da ultima vez eu peguei uma vaga com buraco, o pé esquerdo tremeu de mais, perdi ponto por causa do freio de mão, e ainda estourei meu tempo. kkkkk.. Tudo de bom para você!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita ;)
    Você vai passar Jhonny to torcendo muito pra você. Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, obrigado pela dicas Jhonny, reprovei exame teorico mas irei conitnuar, com essa dica você deu terei mais forcas.

    ResponderExcluir
  4. oi fernanda,estou indo fazer a minha pela 3 vez,estou tensa demais,bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda,estou indo tentar pela 3 vez...estou tensaaaa,bjos

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela matéria eu vou fazer o exame na semana que vem, dessa vez vou seguir essas dicas, da última vez levei meus amigos pra assistir, e eles acabaram me passando mais nervoso em vez de tranquilidade, eu fiquei sem comer na hora e me deu dor no estômago, dessa vez vou tentar comer algo. O meu maior problema é o nervosismo na hora do exame. Boa Sorte a todos

    ResponderExcluir

Evite usar a opção "Anônimo", se não tiver conta no Google, preencha seu nome na opção "Nome/URL"